segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Sr. Desafio das Falésias - Circuito Ceará Adventure de Bike 2011

Amigos do pedal, o post de hoje tá parecendo um jornal, + não tinha outra forma de descrever com o máximo de precisão os detalhes desta 3ª etapa do Circuito Ceará Adventure de Bike 2011.

O Desafio das Falésia, literalmente se transformou num desafio de superação e persistência para muitos dos atletas que decidiram aceitar o convite para esse pedal que ocorreu neste último domingo de muito + muito sol em Beberibe.

A categoria Turismo foram 26Km numa trilha muito show.

Porém a bruxa estava solta nos dias que antecederam a prova e persistiu durante o desafio também.

Antes de descrever as desventuras quero parabenizar aos vários amigos Super 20 que conseguiram boas colocações, inclusive alguns "novatos em trilhas com leitura de planilha" onde destaco o Adairton, Adriana, Dani e Joyce que tiveram um ótimo desempenho na prova.

Vamos as desventuras em ordem cronológica:

Na quinta dia 2 durante passeios urbanos tivemos dois acidentes, em um o Pedrinho bateu na lateral de um carro que havia avançado a preferencial e se machucou bastante + foi prontamente amparado pelos ocupantes, por outros ciclistas e foi acompanhado ao hospital pelo Filipe e Aninha, ele machucou a boca, perdeu um dente, e machucou o ombro,
e já está se recuperando.
 O outro caso, ocorreu com o Gustavo (Companheiro de equipe do Filipe dupla No name) onde na descida da Cidade Fortal ele passou por um buraco, perdeu o controle da bike e caiu, o impacto foi tão grande que quebrou o capacete (Olha ai a importância deste item).

A consequência da queda foi o rompimento de um ligamento do ombro, que sofreu um grande impacto e não teve jeito, ele passou por uma cirurgia na sexta-feira e já está em casa em  recuperação.

No sábado foi a vez de nosso amigo Nelson, segue a descrição dele sobre seu acidente : "Resolvemos fazer um pedal de Morro Branco a Beberibe. Rodamos pouco mais de 1Km, o Tarcisio vinha na frente, eu vinha em seu vácuo, a uns 30 km/h, quando íamos ultrapassar outro ciclista, este mudou de direção obrigando o Tarcisio frear levemente. Eu vinha a mil no vácuo, meti a mão no freio para não bater nele, ai capotei pra frente. Foi tão rápido, que não deu tempo nem de tirar as mãos do guidão. Cai de cara no asfalto e tive uma amnésia temporária, as duas mãos bateram no asfalto como se eu tivesse dando um murro no chão, com isso fraturei a mão esquerda com uma fratura chamada de fratura de murro, comum em boxeadores, vou ter que colocar uma plaquinha de titânio. Fui imprudente, e espero ter aprendido a lição do quanto e perigoso andar no vácuo".

Eu estava logo atrás do Nelson e desviei por pouco, pensem num susto que ele nos deu, principalmente pela amnésia temporária que ele sofreu, e mais uma vez o capacete ajudou minimizando o impacto.

E finalmente no desafio em si...

No domingo, antes mesmo da largada a bruxa voltou a aprontar das suas, a bike do nosso amigo Jr. Esposa quebrou momentos antes da largada.

Durante a prova um grupo grande errou feio e andamos (Eu Tarcisio, Walter, Marcelo, Germana e um monte de ciclistas) por mais de 3Km nas dunas por um erro simples de navegação, e esse pequeno passeio nas dunas empurrando minha bike fez com que os meus calcanhares (Sofro de esporão calcâneo) que já estavam doendo logo após eu ter acordado, me deixarem quase sem condições de andar, superado esse desafio e perdermos mais de uma hora nessa caminhada, voltamos a prova.

Após cruzarmos essa imensidão de areia, nos avisaram que a Germana estava passando mal nas dunas, e prontamente buscamos algum veículo com tração que pudesse resgatá-la daquele mar de areia, após alguns poucos minutos, conseguimos que um bugreiro, mesmo com vários turistas em seu carro, fosse até o ponto onde a Germana estava para prestar socorro, só assim demos prosseguimento a nossa jornada.

No caminho cruzamos com o Cido e o Magno que estavam numa casa efetuando um reparo na bike do Magno que havia quebrado (Descrição nas palavras dele: Agradeço ao Cido - companheiro de equipe, Nossa equipe foi atingida duramente pela Lei de Murphy. 1º - quebrei o passador traseiro. Depois de muita luta, conseguimos diminuir a corrente e prosseguir lentamente. 2º - após 100 m  furei o pneu traseiro. 3º - a 1ª câmara depois de instalada rasgou o bico. Nova câmara.) e nas palavras do Cido (Apesar das diversas dificuldades, o nosso objetivo foi alcançado, Eu e o parceiro Magno conseguimos concluir a prova e receber a medalha merecida, -que considero de honra o mérito-. Espírito esportivo, esforço, determinação,  superação, solidariedade, acho que tudo isto esteve presente no decorrer deste desafio das falésias que acredito que foi o desafio pessoal para muitos.)

Faltando mais de 10km de trilha para o fim da prova, a bruxa apronta novamente comigo, o canote do meu selim quebra, o cansaço e o calor quase me fizeram desistir, + com um pequeno incentivo (Cerveja kkk) e uma pausa de poucos minutos, seguimos nessa jornada quase épica.

Eu pedalando em pé apesar da já aguda dor nos pés), meu Capitão e o Tarcisio, passamos pelos dois PC's e seguimos em direção da chegada, a dor, o cansaço e a quase exaustão completa deram lugar a uma sensação de dever cumprido após cruzar a linha de chegada.

O banho no chuveiro foi essencial para aliviar os outros sintomas e dar lugar a um grande sorriso pela superação.

Hoje estou sentindo dores em músculos que eu nem imaginava que existiam por conta do esforço em pedalar rsrsrs

Finalizando a análise da prova por nosso amigo Nelson:  

Os S20 estão de parabéns pela bela prova, o desempenho da Adriana, Dani e Joyce foi fantástico.  Se tivesse uma categoria feminina na categoria Turismo, elas teriam chegado em primeiro, alias poderíamos ter outras categorias:  O prêmio de superação seria para o nosso amigo Fernando, que perdeu a sela no Km 10 e foi ate o fim da prova quase sentado no canote (rsrsrs). O prêmio companheirismo iria para o Walter e Tarcisio, que acompanhou o Fernando ate a chegada por volta das 11 da manha. O prêmio improvisação para o nosso amigo Magno, o prêmio de persistência para a nossa amiga Germana, O prêmio frustração iria para mim e pro Jr. Esposa que quebrou a bike na largada.

Então amigos do pedal estão esperando o que?

Vamos pedalar meu povo!!!

Bike Abraço.

Nenhum comentário: