Vai estourar hein!!
Muitas vezes quando paro em um posto de gasolina para calibrar o pneu da minha bicicleta, me divirto com perguntas ou exclamações do tipo:
Vai estourar hein!! Vai estourar...kkk
Nossa!!! Sua bicicleta pega mais libras que o pneu do meu carro ?1?!
Muitos motoristas não se conformam em ver que um pneu de bicicleta suporta 80 100libras enquanto o carro dele suporta em média apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.
Logo quando comprei minha Speed (Que por sinal está fazendo parte da decoração do meu AP) tive esta surpresa em ver que os pneus dela suportam uma pressão máxima de 110P.S.I. enquanto na minha Montain Bike a máxima é de 45 P.S.I.
Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.
A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.
“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”
A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.
Alguns compressores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.
Uma outra dica muito importante é verificar que tipo de aro sua bike utiliza, para maiores pressões utilizando aros de aluminio, recomendo modelos de parede dupla.
A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos. (Trilhas)
Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade. (Asfalto)
É isso aí galera, agora é calibrar os pneus e sair pro pedal!!!
Bike abraço.
Muitas vezes quando paro em um posto de gasolina para calibrar o pneu da minha bicicleta, me divirto com perguntas ou exclamações do tipo:
Vai estourar hein!! Vai estourar...kkk
Nossa!!! Sua bicicleta pega mais libras que o pneu do meu carro ?1?!
Muitos motoristas não se conformam em ver que um pneu de bicicleta suporta 80 100libras enquanto o carro dele suporta em média apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.
Logo quando comprei minha Speed (Que por sinal está fazendo parte da decoração do meu AP) tive esta surpresa em ver que os pneus dela suportam uma pressão máxima de 110P.S.I. enquanto na minha Montain Bike a máxima é de 45 P.S.I.
Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.
A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.
“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”
A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.
Alguns compressores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.
Uma outra dica muito importante é verificar que tipo de aro sua bike utiliza, para maiores pressões utilizando aros de aluminio, recomendo modelos de parede dupla.
A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos. (Trilhas)
Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade. (Asfalto)
É isso aí galera, agora é calibrar os pneus e sair pro pedal!!!
Bike abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário