Pedale com segurança
- Pedale no lado direito da via. NUNCA pedale na contra-mão. Na estrada, use o acostamento.
- Cuidado com carros estacionados. Portas podem ser abertas a qualquer momento.
- Seja previsível aos motoristas. Não mude de direção sem deixar clara a sua intenção. Procure não "costurar" nos congestionamentos e JAMAIS trafegue na calçada.
- Agradeça com sinal de positivo ou dizendo "Obrigado" aos motoristas que se mostrarem civilizados e facilitarem a sua passagem. Não se envolva em discussões inúteis ou xingue os mais estressados.
- Se você pedala em grupos noturnos, NUNCA ultrapasse ou fique à esquerda do guia.
- Não execute manobras com sua "bike" para as quais não esteja treinado. É tombo na certa.
- Vista roupas adequadas ao clima e, à noite, dê preferência à cores mais claras.
- Na chuva (de qualquer intensidade), reduza a velocidade e redobre a atenção. Todas as superfícies se tornam escorregadias e poças d'agua podem esconder buracos.
- Bicicletas bem cuidadas são muito silenciosas. Cuidado para não surpreender pedestres ao se aproximar deles e causar acidentes.
- Quando pedalar em grupo, mantenha uma distância segura do ciclista que estiver a sua frente, atue de forma defensiva.
Trate bem a sua bike
Pneus
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua "bike" instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante.
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua "bike" instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante.
Rodas
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Cubos devem ser lubrificados periodicamente.
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Cubos devem ser lubrificados periodicamente.
Transmissão
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.
Câmbios
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.
Freios
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.
Quadro
Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, podem também haver trincas na estrutura da "bike" ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.
Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, podem também haver trincas na estrutura da "bike" ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.
Direção
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da "bike" é extremamente perigosa.
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da "bike" é extremamente perigosa.
Reparos
Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre consigo um kit básico de sobrevivência para não "ficar na mão". Tenha sempre:
Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre consigo um kit básico de sobrevivência para não "ficar na mão". Tenha sempre:
- Uma câmara de ar reserva ou "kit remendo"
- Espátulas para retirar o pneu
- Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão)
- Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua "bike"
- Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho).
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